O latido é uma forma de linguagem entre os cães com significado preciso ou apenas um ruído brincalhão? Os cães trocam informações entre si menos pela voz do que por uma ampla gama de expressões faciais, posturas corporais e gestos, bem como por diversos cheiros. Cães, que latem à noite, provavelmente estão gastando energia em excesso ou anunciando sua presença, e esta é, sem dúvida, a única mensagem transmitida a outros cães ao alcance do ouvido.
Quando um cão vai até seu dono e late deliberadamente, é simplesmente para atrair a atenção. Você deve tentar adivinhar seu comportamento geral, e não pelas circunstâncias e seu comportamento geral, e não pela forma ou tom particular de latido que ele faz. O uivo ou latido de cães de caça é um grito de caça instintivo informando à matilha que o cão está em uma trilha. Latir para ruídos estranhos é um aviso, bem como uma exibição de ameaça.
Um cão solitário que joga boliche pode estar enviando um grito de coleta para outros cães próximos. Os cães selvagens, por outro lado, nunca latem de volta, apenas uivam. O latido de cães domesticados poderia ser uma forma de comunicação mais parecida com a fala? Um cão de estimação que compartilha um relacionamento próximo com seu dono e foi ensinado a entender muitas palavras obviamente faz um esforço, às vezes com bastante sucesso, para dar significado às suas próprias expressões.
Um cão que deseja afirmar sua importância e ousadia emprega instintivamente todos os efeitos que o fazem parecer maior e mais assustador, elevando as costas, aumentando sua altura e mantendo a cabeça erguida em desafio. Um cão que quer mostrar submissão faz exatamente o oposto, fazendo-se parecer pequeno agachando-se com o rabo entre as pernas e as orelhas caídas para trás.
Um cão que deseja afirmar seu domínio tomará uma posição perpendicular com a cabeça sobre os ombros do outro cão, enquanto cutuca ou empurra, com o pescoço arqueado, cabeça e cauda levantadas e tensas. O convite convencional para brincar é uma postura com a testa agachada, os quartos traseiros altos, o rabo abanando, os olhos brilhantes e um latido pequeno. Uma postura rígida com um olhar firme e uma cauda alta e trêmula é hostil. Uma cauda alta e firme significa autoconfiança, e uma cauda baixa indica inferioridade, fadiga, problemas de saúde ou mau humor.
Dar a pata no pescoço é uma expressão de carinho, cutucar o nariz é outro convite para brincar. Dar a pata é um gesto canino convencional com dois significados possíveis. Quando ele dá a pata para seu dono evitando contato visual, ele está dizendo “Por favor, me perdoe” ou quando ele quer atenção, ele está dizendo “estou aqui, não me esqueça”. Quando ele oferece a pata a outro cachorro, é sinal de submissão.
Um dono, que se dá ao trabalho de observar seu cão e fazer-lhe a cortesia de ouvi-lo, pode estabelecer um sistema simples de comunicação bidirecional com seu animal de estimação. As mensagens caninas são geralmente muito elementares, pois ele pede muito menos de nós do que nós dele. “Estou com fome”, “Estou com sede”, “Preciso sair”, ou “Venha comigo, acho que algo está errado” estão entre as mensagens que ele consegue transmitir muito bem considerando seus recursos limitados. Sua expressão mais eloquente é o gorgolejo emocional de latidos que significa dizer “Senti sua falta!”