O Terrier Australiano é um dos menores do grupo de cães terrier. Foi originalmente criado na Austrália por volta de 1885 como um cão de trabalho para guardar minas e cuidar de ovelhas. O Terrier Australiano é uma raça saudável e resistente. Eles são de longa vida a 15 anos ou mais e livres de quaisquer defeitos hereditários importantes.
Eles têm uma pelagem reta de textura áspera de 5 a 8 cm. longos com cores que variam de prata ou preto azulado a castanho com um distinto topete de cabelos macios na cabeça.
O Terrier Australiano é resistente e atrevido, e mede 22 a 35 cm. No entanto, como muitas outras raças de terriers, em sua própria mente, é um cão muito maior e bastante destemido. É enérgico e leal e demonstrará grande afeição à sua família. É confiante e curioso, tem audição e visão aguçadas e, portanto, é um cão de guarda útil. Por gostar de agradar seu dono, pode ser mais facilmente treinado do que alguns outros terriers.
Ao contrário de muitas outras raças de terrier, o Terrier Australiano geralmente não exibe agressão a outros cães, embora possa perseguir pequenos animais fora de casa. Eles podem ocasionalmente exibir cautela em relação a estranhos, embora não sejam excessivamente desconfiados. Eles viajam bem e podem ser um pouco mais fáceis de treinar do que outros tipos de terrier, embora seu treinamento precise ser rigoroso; sua natureza autoconfiante pode fazê-los querer seguir suas próprias ideias em vez das suas!
Terriers australianos são bons cães de apartamento. Eles são adaptáveis e permanecerão ativos em ambientes fechados, mas exigirão exercícios ao ar livre e, como todos os terriers, precisam ser caminhados com coleira devido à tendência de perseguir outros animais.
O Terrier Australiano perde pouco ou nenhum pelo e não precisa ser tosado, exceto talvez ao redor dos olhos e das orelhas, quando uma tesoura de ponta romba deve ser usada. A escovação regular é recomendada. Isso estimulará a secreção de óleo natural da pele, o que ajudará a desenvolver um alto brilho no pelo. Corte as unhas dos pés regularmente. Terriers Australianos não requerem lavagem mais de uma vez por mês. Lavagens mais frequentes tendem a deixar o pelo duro escorrido.
Seu Terrier Australiano se considerará parte de sua família e será um companheiro leal e amoroso.