LOGO-PET-BLINDADO-HORIZONAL3

Quanto tempo Vive um Gato?

Falar sobre a idade dos Gatos não é uma tarefa muito simples. Isso porque a idade deles pode variar muito de acordo com a raça, e principalmente a qualidade de vida que eles levam, isso é, suas rotinas, ambientes e alimentação. Tudo isso irá interferir em quanto tempo vive um gato.

Na média, vivem em média 11 a 14 anos.

Mas existem vários casos de gatos com 16, 18 ou até 20 anos. Como isso é possível? Mas por que existe essa diferença tão grande? O que faz alguns gatos viverem entre 50 e até 95% mais tempo que a média oficial?

O que irá determinar quanto tempo vive um gato?

Vários fatores na rotina dos cães influencia diretamente na expectativa de vida média de um felino.

Alimentação, rotina de exercícios corretos podem evitar ou diminuir chance de surgirem doenças agudas ou crônicas nos gatos. E são justamente essas doenças que diminuem a expectativa de vida deles.

Um pequeno erro repetido todo santo dia se torna um grande erro.

Nem sempre é possível evitar que alguma doença eventual surja, por isso é importante estabelecer rotinas para identificar problemas de saúde o mais cedo possível em seu gato e assim aumentar as chances de tratamento, consequentemente aumentar longevidade dele.

Estratégia para gatos viverem mais

Para seu gato viver acima da média é necessário se atentar a três pontos principais:

1º – Ambiente e Rotina: realizando uma série de ajustes específicos no ambiente e na rotina é possível evitar ou diminuir o risco de doenças agudas e crônicas em cães e gatos, e são justamente essas doenças que diminuem a longevidade deles.

2º – Detecção precoce: Como não é possível evitar 100% das doenças, descobrir doenças que podem estar surgindo antes que elas tenham feito estragos maiores irá te dar tempo para tratar uma doença e irá tornar o tratamento mais simples e barato.

3º – Minimizar danos de doenças crônicas: Quando o seu gato já foi diagnosticado com uma doença crônica, ainda é possível proporcionar mais tempo a eles ajustando a rotina e ambiente de modo a dar mais qualidade de vida e minimizando os danos das doenças. Esses ajustes são específicos para cada doença.

Se você quiser conhecer as estratégias que você pode começar a por em prática ainda hoje, que vão aumentar a longevidade do seu gato, clique no link abaixo e assista uma aula gratuita.

Idade do gato em Relação à Humana

Os Gatos tem um metabolismo diferente do nosso, então aquela história de que cada ano deles equivale a 7 anos nosso não é totalmente correta. Isso porque um gato com 1 ano de idade já equivale a um adolescente humano de 15 anos, mas logo em seguida a velocidade do envelhecimento desacelera um pouco.

Idade dos Gatos em relação anos Humanos
Idade do Gato Idade em Anos Humano Idade do Gato Idade em Anos Humano