Dr. Animal - Clínica Veterinária 24h - Veterinário em Casa

Dipilidiose em cães – o que é

ciclo dipilidium

Claro que todos nós queremos cuidar de nossos amados animais de estimação, mas é possível que os parasitas estejam colocando em risco suas vidas? Embora cães e gatos sejam geralmente considerados livres de doenças, ambos são suscetíveis a parasitas, como ancilostomídeos. Também conhecido como Dipylidium Caninum, o “verme do anzol” é um parasita particularmente desagradável que pode encurtar a vida do seu animal de estimação, a menos que seja tratado adequadamente.

Parasitas como o ancilóstomo na verdade têm dentes que usam para se prender ao intestino delgado de seu cão ou gato (na verdade, esses parasitas também são um perigo para os humanos!). Agora, estes são parasitas bastante simples com três partes básicas do corpo: a cabeça, o pescoço e a cauda. Cada verme tem apenas uma cabeça e um pescoço, mas pode ter vários segmentos de cauda.

O segmento da cauda é muito importante para parasitas como o ancilóstomo porque é assim que eles se reproduzem. Cada seção da cauda tem os órgãos reprodutivos para o ancilóstomo. Partes da cauda se quebram o tempo todo e são passadas com outros resíduos sólidos (nas fezes do animal). As pulgas, que depositam seus ovos nas fezes, comem os segmentos da cauda e, portanto, são infectadas com ancilostomídeos.

Os parasitas são transmitidos ao animal quando a pulga o pica. Também é possível que os animais fiquem infestados com esses parasitas comendo as próprias pulgas. Portanto, a melhor prevenção para os ancilostomídeos é livrar sua casa e quintal das pulgas. Em seguida, certifique-se de que o animal está livre dos parasitas, levando-o ao veterinário. Se infectado, o animal receberá por via oral um vermifugo suave que limpará seu sistema dos ancilostomídeos.

Os vermes de gancho podem não parecer parasitas muito perigosos, mas seu efeito sobre os animais é cumulativo. Após períodos prolongados de infestação, os animais parecerão emaciados, pois foram privados de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais pelos parasitas que se agarram às paredes intestinais. Com o tempo, o sistema imunológico enfraquecerá e o animal ficará propenso a doenças. Se não forem tratados, os ancilostomídeos são de fato parasitas que podem e vão matar seus animais de estimação.

Geralmente, é possível determinar se o seu animal tem ancilostomídeos inspecionando suas fezes em busca de parasitas. Além disso, se as fezes estiverem muito molhadas ou diarreicas, é provável que seu animal de estimação tenha ancilostomídeos. Outro sintoma é a coceira na região anal. Animais de estimação suspeitos de ter os parasitas precisam ser levados ao veterinário imediatamente, pois o risco de espalhar ancilostomídeos para os humanos é muito real. Depois que o animal se livrar dos vermes, certifique-se de destruir qualquer população de pulgas na área ou o risco de reinfecção é muito alto.

Se você precisa de atendimento Veterinário. Já conhece o serviço de Veterinário em Domicílio? é o serviço que o veterinário vai em casa. muito útil para consultas e vacinas em domicílio. Não precisa levar em Clínica Veterinária. Atendo Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas e Cachoeirinha. Saiba mais como funciona aqui.

Se inscreva na nossa lista de novidades Para receber mais conteúdos sobre saúde do seu pet e como fazer para eles viverem mais tempo

Facebook
WhatsApp

Para receber mais conteúdos sobre saúde do seu pet e como fazer para eles viverem mais tempo, se inscreva na nossa lista de novidades

Segundos

JOIN OUR MAILING LIST AND

Enjoy 10% Off

Your First Order