Todos nós amamos nossos cães e queremos dar a eles o melhor que a vida tem a oferecer. Mas com tantas variações de ração no mercado, nem sempre é fácil identificar a melhor ração para nosso cachorro. Quem pode se sentir confiante quando tantas marcas alardeiam palavras-chave que chegaram aos corredores humanos há pouco tempo, como “rico em antioxidantes”, “altamente digerível”, “ácidos graxos ômega-3” e “Fórmula Ultra Premium”?
O que podemos fazer, no entanto, é realizar uma comparação simples de comida de cachorro para determinar quais alimentos melhor se adequam às necessidades do nosso cão e à nossa rotina. Afinal, alguns alimentos oferecem uma conveniência muito maior do que os tipos de alimentos mais naturais e menos processados, que podem exigir congelamento, descongelamento, cozimento e preparo.
Conveniência à parte, a melhor comida para dar ao seu cão não depende da marca ou do formato, mas sim da idade do seu cão e de quaisquer requisitos especiais que ele possa ter. Por exemplo, cães mais velhos precisam de alimentos que contenham um equilíbrio cuidadoso de proteínas, gorduras e fibras. A maioria das empresas de ração comercial atendem a essa necessidade com ofertas como ração para cães sênior, contendo cerca de 18% de proteína, e ração para cães diagnosticados com insuficiência renal, contendo cerca de 14% de proteína.
Alimentação seca
A grande maioria dos donos de cães opta por alimentos secos para cães. Entre o supermercado e as lojas especializadas em animais de estimação, os proprietários desfrutam de muitas marcas para escolher. A ração seca para cães consiste em ração tipicamente feita de um ingrediente primário, como frango, carne ou cordeiro. Mais especificamente, o ingrediente principal é geralmente um subproduto de carne que foi processado, seco e vendido em embalagens ou sacos para fácil distribuição. Escusado será dizer que os subprodutos da carne são muito mais baratos do que a carne, por isso este tipo de comida para cães não é apenas fácil de armazenar, é muito mais barato do que outros tipos.
Ração seca vem com algumas vantagens. Por exemplo, dar direto na boca do seu cão em algum exercício como forma de recompensa, e é menos provável que a ração seca contribua para acúmulo de tártaro nos dentes do que alimentos mais macios.
Ao comparar as marcas, é bom lembrar que existem essencialmente dois tipos de ração seca para cães no mercado: ração premium especial e super premium e ração econômica para cães. Um tutor esperto evitará comprar a comida econômica, que é feita com ingredientes de qualidade inferior (por exemplo, a ração econômica para cachorro geralmente substitui o milho barato pelos subprodutos de carne mais caros). O resultado “final”, por assim dizer, é que seu cão não consegue absorver muitos nutrientes, mas simplesmente passa a comida pelo corpo. Portanto, além de ficar menos nutrido, seu cão produzirá mais fezes e maiores – e você pode se deparar com idas ao veterinário mais frequentes.
Outros concorrentes populares: enlatados, semi-úmidos e mais
Outras categorias de alimentos para cães incluem o tipo semi-úmido e alimentos enlatados. Muitos proprietários gostam de misturar alguns alimentos enlatados com alimentos secos, para cobrir potencialmente mais bases nutricionais sem causar um impacto muito grande no bolso.
A comida semi-úmida é atraente e conveniente para os donos, e os cães adoram. Infelizmente, pode causar problemas dentários a médio prazo e pior a longo prazo, porque a comida semi-úmida é carregada com xarope de milho e outros açúcares, que os cães simplesmente não são projetados para processar.
Alimentação natural
Recentemente, alimentos para cães mais naturais e “premium” foram introduzidos no mercado, nos quais quantidades mais altas de ingredientes nutritivos e de qualidade são usadas para fabricar o alimento – geralmente de grau humano, na verdade. Como vegetais, frutas, carne de verdade e grãos de qualidade são usados como a principal fonte de proteína nos alimentos para cães da mais alta qualidade, esses alimentos são um caminho rápido para uma pele saudável e uma pelagem bonita. Na maioria das vezes, eles não contêm corantes e conservantes artificiais, mas são repletos de vitaminas e minerais.
Embora este alimento custe mais, você pode alimentar seu cão com menos quantidade, porque é mais nutricionalmente denso. Portanto, em termos de conveniência e nutrição, uma ração premium e natural para cães é uma das melhores opções disponíveis para o seu cão, seja na prateleira ou comprada on-line.